E tudo começou com :
"Nós gostávamos de ter um animal na sala"
A sugestão surgiu numa reunião de conselho. Mas era preciso perceber que tipo de animal poderíamos ter. Falámos muito entre todos e chegámos à conclusão que o animal ideal para termos na sala seria um porquinho-da-Índia. O Francisco M. partilhou connosco que sabia que um porquinho-da-índia custava 20€ numa loja de animais. Foi assim que percebemos que iríamos precisar de dinheiro para o comprar.
Percebemos também que precisaríamos de comprar mais algumas coisas: uma gaiola, comida, utensílios de higiene e alguns brinquedos para que ele ou ela se sentisse confortável e contente.
Queríamos mesmo muito ter um porquinho-da-Índia, mas como tornaríamos este sonho real?
Decidimos organizar e traçar um plano:
1. Como podemos fazer dinheiro? Esta foi a primeira pergunta. Surgiu a ideia de fazermos uma venda de bolos, brinquedos usados, pulseiras, sumos e granizados. Surgiu ainda a ideia de termos uma banca de massagens. Combinámos trazer receitas de bolos para a nossa venda.
2. Analisámos a informação das receitas. O mais importante era perceber que ingredientes precisaríamos de comprar. Descobrimos várias formas de medir os diferentes ingredientes. E assim, fomos logo trabalhar as diversas unidades de medida para percebermos de que forma íamos medir todos os ingredientes . Este foi um passo muito importante para a fase seguinte.
3. Pusemos a mão na massa! Depois de percebermos a informação das receitas, fomos para a cozinha fazer deliciosos bolos.
4. Como íamos mexer em dinheiro, fizemos algumas atividades com notas e moedas, para não nos enganarmos nos trocos.
5. Finalmente chegou o dia da VENDA!!!!!
Foi um sucesso!!! Vendemos os nossos bolos, as nossas pulseiras, os granizados e os brinquedos que já não precisávamos.
Foi tão importante para nós passarmos por estas diferentes etapas, para chegarmos a este dia, em grupo. Ao longo deste processo pudemos discutir e partilhar experiências e descobertas feitas, sempre com um objetivo bem presente, ter a nossa porquinha-da-Índia.
Agora vai ser uma aventura: vamos ter connosco a nossa porquinha!!!!! Estamos muito contentes! O nosso grupo vai crescer!
Obrigada pela ajuda dos pais e à Tia Lena, que colaboraram connosco nesta iniciativa.