sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Vamos programar?

Esta semana estivemos envolvidos na programação de um robot, com a ajuda dos pais da Patrícia, que têm um workshop de robots "Bapa". 
Foi muito interessante desconstruir conjunto o que era programar, criar um código e inserir no robot para que executasse. 
O divertido foi ver, no imediato, o robot a reproduzir o nosso programa. O mais desafiante foi corrigir quando o programa não estava correto e não fazia o que queríamos. 
Claro que para a Laura, que tem um projeto sobre robots, foi a melhor atividade, porque pôde aproveitar para ver respondidas algumas questões do seu projeto. 
A partir desta atividade saltámos para um conjunto de conteúdos de matemática. 









Foi uma manhã muito divertida!



E se fizéssemos um dicionário??????





Susana e se fizéssemos um dicionário?!?!?!
Num momento de Inglês surgiu uma proposta por parte do João, criar um dicionário  de inglês - português, para os tornar mais autónomos, na realização das fichas durante o Tempo de Estudo Autónomo. Quando liam as fichas de Inglês, durante o momento de TEA, por vezes sentiam algumas dificuldades em compreender vocabulário ou as instruções. Então surgiu a proposta da realização de uma dicionário ilustrado. Foi tão bom, tão bom, que o nosso dicionário já está gigantesco. Quando surge uma palavra nova vamos logo procurar a imagem e acrescentar ao nosso dicionário. Dividimos o nosso dicionário por temas, tornando mais rápida e fácil a sua consulta. 
De uma forma autónoma têm procurado o dicionário, consoante o tema, para os ajudar a compreender tudo o que está escrito em Inglês. 
Este recurso construído com os miúdos e para os miúdos fez com que percebessem o sentido da sua utilização. E venham mais propostas destas!!!